ACESSIBILIDADE |

Somos Imetame

Juntos, podemos criar um futuro mais verde e harmonioso para todos!

Ação de proteção da natureza na Aldeia Nova Esperança reúne alunos indígenas.

Juntos, podemos criar um futuro mais verde e harmonioso para todos!

Juntos, podemos criar um futuro mais verde e harmonioso para todos!

Realizar é plantar e colher. Nessa energia, a Imetame, através do Programa Reflorescer, realizou um momento super especial com os alunos da escola indígena Arandu Retxakã, localizado na zona rural de Aracruz-ES, de contato com a natureza e valorização do meio ambiente, com a identificação das árvores que foram plantadas na Aldeia Nova Esperança.

As mudas foram plantadas em março de 2022 pela equipe do Programa Reflorescer, reafirmando nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e o cuidado com as comunidades locais. Uma área de 70,08m² de hectares recebeu o plantio de árvores frutíferas, nativas e medicinais, com um total de 138 espécies.

Durante o momento, o Cacique da Aldeia, Marcelo, e o diretor da escola indígena, Mauro Luís Carvalho compartilharam histórias de suas raízes, da sabedoria ancestral dos povos indígenas e do contato com a “mãe” natureza. “Cada muda tem seu lugar específico no meio ambiente, como uma peça essencial do quebra-cabeça ecológico, por isso temos que cuidar de cada uma delas, para preservar o futuro para as próximas gerações”, conta Mauro Luís Carvalho, Diretor da escola indígena.

Guiados pelo nosso time, as crianças, com sorrisos cheios de entusiasmo, olhares curiosos e mãos ansiosas, entraram em conexão com a natureza e participaram do momento de identificação das árvores, como: copaíba, sucupira, embaúba, pau Pereira, sapucaia, cajá mirim, entre outros.

 

“Para nós esse momento representa a vida e a saúde. Os alunos vão aprendendo a cultivar, manter e cuidar para conter o desmatamento. O reflorestamento retorna com as águas, que é essencial para nossa sobrevivência, e quem faz brotar água é a árvore. Sem contar que traz um ar puro para todos nós. Um momento importante para as pessoas aprenderem a crescer e cuidar do meio ambiente, além de aprenderem o nome de cada muda”, destacou a professora Aciara Carvalho.

 

Além do ato de identificar mudas, o momento é uma oportunidade de apresentar as crianças o começo de uma jornada de cada uma das árvores, que vão crescer, dar frutos, oferecer sombra e ser abrigo. “A partir desse momento, elas se tornam guardiãs dessas árvores, comprometidas com sua proteção e prosperidade, que a responsabilidade de cuidar do meio ambiente é uma jornada compartilhada e que merece ser realizado com muito amor e cuidado”, concluiu Breno Pesse, da equipe do Programa Reflorescer.  

 

 

 

tradução offcanvas