PORTO PREPARADO PARA RECEBER OS MAIORES NAVIOS DO MUNDO ENTRA EM OPERAÇÃO EM 2026
(Avanço das obras do Porto. Crédito: Divulgação Imetame)
Em plena construção no Estado do Espírito Santo, no município de Aracruz, a 80 km da capital Vitória, o Imetame Logística Porto desempenhará um papel estratégico na evolução do cenário logístico portuário brasileiro, ao ofertar capacidade de recebimento de navios de grande porte, que atualmente operam em apenas alguns portos e com limitações de volume. Desta maneira, o porto contribuirá significativamente para a otimização da operação de outros portos brasileiros, proporcionando maior eficiência no escoamento de cargas e fomentando a integração do sistema portuário nacional.
Com uma profundidade atual de 17 metros, e potencial expansão para 25 metros no futuro, o Porto contará com uma infraestrutura de ponta capaz de receber a próxima geração de navios porta-contêineres (New Post Panamax), além de oferecer a robustez necessária para acomodar a mudança no perfil de transporte, com a operação de granéis sólidos em navios Capesize.
O Imetame Logística Porto atuará como um hub estratégico para a distribuição de cargas, conectando portos do Brasil, do Mercosul e, especialmente, os serviços provenientes da Ásia. Ao integrar os meganavios que operam nas rotas internacionais com os navios de cabotagem e feeder, o porto se consolidará como um elo vital para o comércio internacional, representando um marco significativo na dinâmica logística global.
“Esse projeto surge como um projeto inovador, com uma infraestrutura robusta, que irá impulsionar o desenvolvimento econômico do Espírito Santo e do Brasil, construindo um futuro de oportunidades para o comércio internacional”.
Gilson Pereira – CEO Imetame Logística Porto
Para o início da primeira fase de operação do porto, no segundo semestre de 2026, o cais contará com dois berços. O terminal de contêineres irá entrar em operação com capacidade de movimentação anual de 300 mil TEUs. Quando operar em capacidade total, terá condições operacionais para movimentar cerca de 1 milhão de TEUs. Em seu primeiro ano de operação, a estimativa do porto é a movimentação de 80 mil contêineres e 500 mil toneladas de carga geral.
(2km do total de 2,3 km da estrutura do Quebra-mar Leste concluídos. Crédito: Divulgação Imetame)
Localização:
Situado no ponto central da Costa Brasileira, na cidade de Aracruz – ES, ao lado das rodovias estaduais ES 010, ES 445 e ES 257, interligado à BR-101, principal rodovia federal litorânea do Brasil. O Porto fica a 80 km ao norte da capital Vitória e estará conectado ao Centro-Oeste do Brasil através da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) e da Ferrovia Centro Atlântica, com um ramal ferroviário de aproximadamente 7 km, viabilizando um novo corredor logístico centro-leste.
O empreendimento está inserido em área coberta pela Sudene, que oferece incentivos fiscais federais em projetos de implantação, modernização e ampliação, em especial de infraestrutura.
Principais características:
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- 17 metros de profundidade e um canal de acesso marítimo de apenas 2 km;
- Mais de 1 milhão de m² de área;
- 2,3 mil metros de cais para atracação de navios;
- O Terminal de contêineres entrará em operação com capacidade para movimentação de mais de 300 mil TEUs por ano, alcançando cerca de 1,6 milhão de TEUs quando operar em capacidade total;
- O Terminal de carga geral terá capacidade para 1,6 milhão de toneladas por ano, podendo aumentar conforme o tipo de carga a ser movimentada.
- O Terminal de Granéis Sólidos contará com quatro armazéns, cada um com 150 mil toneladas de capacidade estática. Com dois berços para navios Capesize, esse terminal poderá movimentar 15 milhões de toneladas por ano.
- E o Terminal de Granéis Líquidos será composto por um parque de tancagem com capacidade de até 380 mil m³, conectado a três berços para movimentação de petróleo e derivados, sendo dois berços para navios tipo Suezmax e VLCC para operação “Ship to Ship” (STS), com capacidade para 1,2 milhão de barris por dia, e um berço dedicado para combustíveis e serviços de bunkering.
(Avanço das obras do Porto. Crédito: Divulgação Imetame)
Conheça mais sobre o empreendimento:
PRIMEIROS 230 METROS DO CAIS DO TERMINAL DE CONTÊINERES CONCLUÍDOS
(Estrutura dos primeiros 230 metros de Cais pronta. Crédito: Divulgação Imetame)
O Imetame Logística Porto celebra um marco com a conclusão dos primeiros 230 metros do Cais do Terminal de Contêineres. Este avanço confirma o compromisso da Imetame com o futuro da logística do Brasil, demonstrando a capacidade da empresa em materializar um porto de alta performance e eficiência.
Neste trecho do cais, toda a concretagem foi realizada, além de concluída toda a infraestrutura básica: instalação de 8 cabeços de amarração com capacidade de 200 toneladas cada — os maiores modelos disponíveis no Brasil. Também foram instaladas 7 defensas, com capacidade de receber navios de até 400 metros de comprimento e 62 metros de largura (23 mil TEUs), além de sinalizações horizontais de trânsito, seguindo padrões internacionais de controle viário.
Para a primeira fase das obras do Portos são 750 metros de Cais. Mais de 450 metros já estão com as estacas cravadas.
ZPE ARACRUZ
1ª ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO PRIVADA DO BRASIL
(Imagem 3D Projeto ZPE Aracruz – Crédito: Divulgação Imetame)
A ZPE Aracruz pertence ao Grupo Imetame e será implantada no município de Aracruz, no Espírito Santo, a 12 km do Imetame Logística Porto, em um espaço inicial de 508 mil m² e próximo a ferrovia e gasoduto. O empreendimento contará com uma área aduaneira dedicada, oferecendo serviços logísticos completos, incluindo armazenagem, movimentação e transporte de mercadorias.
As empresas que se instalarem na ZPE Aracruz poderão usufruir de tratamento tributário, cambial e administrativo diferenciados, tanto nas aquisições no mercado interno quanto nas importações. Contarão também com os incentivos da SUDENE, suspensão de tributos federais e estaduais durante as fases de implantação e operação do projeto e flexibilidade de direcionar parte de sua produção para o mercado interno
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